top of page
Sobre o PPGDT/UFRRJ
A missão do PPGDT é formar profissionais comprometidos com a melhoria da sociedade, seja através da construção de conhecimentos socialmente referenciados com desenvolvimento dos territórios e regiões analisados, seja qualificando os estudantes e profissionais a intervirem nos mesmos, buscando contribuir com ações concretas para a elaboração, implementação e aprimoramento dos serviços e das políticas públicas. Articulando a gestão local-global nos diversos espaços institucionais (públicos ou privados) e visando a redução das desigualdades sociais que se materializam nos territórios de múltiplas formas (ausência do Estado, desigualdades, violência, etc.), o PPGDT tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar nestes territórios, bem como qualificar recursos humanos para a pesquisa, a extensão e o ensino nos diversos níveis de lecionação e em áreas afins ao Planejamento Urbano e Regional/Demografia.
Desta forma, outro desígnio do PPGDT é produzir e disseminar conhecimento acadêmico, além de qualificar profissionais, no planejamento do território, urbano, periurbano ou rural, relacionado às respectivas políticas públicas, estimulando a consciência crítica e a responsabilidade social que contribuam para o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão comprometidos com a reflexão das questões multidimensionais inerentes ao planejamento territorial.
A condição multicampi do Programa (com docentes dos campus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios), além de docentes vinculados a instituições parceiras em outras localidade (EMBRAPA Agrobiologia, EMBRAPA-Solos e UFF-Volta Redonda) permite a formação diversificada dos profissionais diplomados no curso, visto que o entorno de cada campus da UFRRJ possui características distintas: os dois primeiros localizados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como franjas onde o urbano, o periurbano e o rural se mesclam e se confundem, ambos apresentam baixo IDH-M e passam por rápidos e intensos processos de transformação, advindos do crescimento econômico global e expansão urbana desordenada. O campus localizado no interior do Estado, sendo Três Rios uma cidade média do centro-sul fluminense, fazendo parte do eixo industrial da BR-040, mas sob a influência de Juiz de Fora. Para analisar estas muitas realidades, a estrutura curricular, que visa materializar e articular teoria e prática, tem por objetivo efetivar um conjunto de competências, em suas mais diversas abordagens, incluindo a inter-relação entre as dimensões cognitivas, funcionais, comportamentais, éticas e metacompetências, tais como:
. Formação em metodologia da pesquisa
. Formação nas questões socioeconômicas
. Formação nas questões do ambiente urbano e rural
. Formação em políticas públicas
. Formação nas questões local-regional-global
. Formação em práticas de desenvolvimento sustentável.
bottom of page